O DESAFIO DAS TRIBOS INDÍGENAS DO BRASIL
Falar em Povos Não alcançados é falar em desafios. No mundo eles somam quase 7.000, ou seja quase a metade dos aproximadamente 16.000.
No Brasil, a situação não fica muito longe disso. Temos 258 Tribos Indígenas ou Povos. Quase a metade deles permanece sem nenhuma presença missionária, não tendo muitas vezes nem uma porção da Bíblia traduzida para a sua língua, ignorados pela igreja.
A maioria dessas tribos não é grande, possuindo um número que varia entre 100 a 1.000 membros onde a cada dia muitos são dizimados e muitas dessas tribos já desapareceram sem, contudo terem a oportunidade de ouvir o Evangelho em sua própria língua e dentro de sua
O grande desafio como sempre têm sido é de missionários dispostos a ir e paralelo a isso, de tradutores que estejam dispostos a investir tempo, dinheiro e habilidades para traduzirem porções, livros e até a Bíblia inteira para essas línguas.
De acordo com Ted Limpic da SEPAL eis alguns avanços:
• Uma edição especial do Manual de Adote Um Povo foi publicado realçando os desafios dos indígenas do Brasil. Junto vai um conjunto de cartões de oração e transparências sobre os Índios. Esse Kit de Consciência Indígena está agora sendo usado por muitas igrejas em todo o Brasil.
• Novas cooperações entre as Agencias missionárias brasileiras que trabalham com índios estão agora buscando melhores estratégias e recursos.
• Algumas iniciativas nacionais como “Brasil 210” estarão incluindo todas as tribos indígenas do Brasil como áreas alvo no seus esforços de mobilizar a igreja brasileira no cumprimento do alvo de ver uma igreja saudável plantada em cada comunidade indígena do Brasil em 2010.
Limpic ainda realça alguns motivos de intercessão:
• Ore para que a Igreja brasileira pegue a visão pela urgência de se alcançar as tribos ainda inalcançadas
• Peça a Deus para abençoar a cooperação entre as agencias missionárias brasileiras que o número delas cresça.
• Ore para que os jovens brasileiros se inflamem pela paixão pelos índios e estejam dispostos a encarar os desafios em alcançá-los.
• Interceda pelo treinamento de novos missionários brasileiros, especialmente pelos cursos especializados em lingüística, antropologia e sobrevivência nas selvas.
-

