-
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
HAITI: O DESAFIO DA RECONSTRUÇÃO
Os noticiários ainda focalizam a tragédia do Haiti. Cenas de corpos mortos entre os escombros se intercalam com aquelas mostrando o trabalho das equipes de socorros daqui ou dali resgatando vidas após várias horas, mesmo dias, em baixo dos blocos de concreto.
Este trabalho, com o passar dos dias, será lentamente substituído pelo da reconstrução do país. Já se falam que 60% das construções foram destruídas e o que ficou de pé terá que ser demolido por estar ameaçado. Em outras palavras, o país terá que ser totalmente refeito.
Reconstruir nunca é fácil e somente aqueles que já experimentaram algum tipo de tragédia, ainda que em escala menor pode medir suas implicações. Demorou anos para reconstruir o que sobrou de algumas nações do sudeste asiático após o Tsunami em 2004, e esse trabalho ainda não terminou.
Fico pensando nas palavras de Jesus na parábola sobre os dois alicerces: "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha." Mt. 7:24,25
O Haiti com certeza precisa ser reconstruído na sua parte física, mesmo porque milhões de pessoas precisam ter suas casas de volta, mas quando olhamos com "olhos espirituais" entendemos que a raiz do problema é espiritual, como a de todo homem, indiferente do credo ou raça. Reconstruir somente a parte física de Porto Príncipe e outros lugares não será suficiente.É mais preciso mais; cavar mais fundo.
Olhando as cenas de bravos bombeiros retirando pessoas feridas, de artistas famosos contribuindo com quantias enormes, dos psicólogos, dos cães farejadores, dos soldados da força da ONU tentando manter a ordem na distribuição de aliemntos fico pensando onde e como nós cristãos poderíamos ajudar. Sabemos que cada um dá o que tem e como Pedro e João na porta Formosa do templo podemos dizer ao mundo e ao Haiti: "Não tenho prata e nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda" At. 3:6.
Depois que toda a poeira abaixar; que as autoridades internacionais e a própria mídia se esquecer e se focalizarem em outro alvo, temos pela frente o grande desafio da reconstrução espiritual do Haiti. Somente o evangelho de Jesus tem o poder de transformar vidas, situações, países e o mundo em que vivemos. Como podem ver existe muito trabalho para ser feito. Quantos de vocês estão dispostos a se engajarem nele?
Marcadores:
Haiti: A Reconstrução
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tab content 2 here
Tab content 2 here
Tab content 2 here
Tab content 3 here
Tab content 3 here
Tab content 3 here
BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!
Este espaço foi criado para você que ama o Senhor Jesus e deseja ser sal e luz para as nações. Sinta-se à vontade.Participe e deixe a sua contribuição.
Que Deus o abençoe!
Este espaço foi criado para você que ama o Senhor Jesus e deseja ser sal e luz para as nações. Sinta-se à vontade.Participe e deixe a sua contribuição.
Que Deus o abençoe!


1 comentários:
feliz por vê-lo na blogosfera! creio que tens muitas coisas para compartilhar e, por aqui, ficará mais fácil acompanhar...
a reflexão aqui proposta tem ocupado minha mente e meu coração nos últimos dias, acompanhada de muitas lágrimas, o que, acredito, também tem te visitado nesse tempo
e quando temos disposição, mas não sabemos por qual trilha seguir, por onde começar...!?
estamos juntos, é nisso que creio - e há bastante tempo!
que o Pai nos fortaleça e preencha o nosso coração. que Ele nos ajude a vislumbrar a esperança
te amo, meu querido!
Postar um comentário