quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

AS "HEADLINES" DA BÍBLIA

Protestos no Egito
A recente onda de manifestações em vários países do norte da África e Oriente Médio pode até ter pegado muitos de surpresa. As manchetes ou “headlines” da mídia internacional falam de tudo como se fosse uma grande novidade ou mesmo um “furo” de reportagem, cada uma querendo mostrar os detalhes mais reveladores. Para nós cristãos, entretanto, não deveria ser nenhuma novidade. Afinal, Jesus nos havia advertido sobre os acontecimentos dos últimos dias que antecederiam a Sua volta. Já havia nos alertado para as “guerras e rumores de guerras” dos “pais contra os filhos”, mostrando que muitos dos confrontos são internos, como no caso do Sudão que finalmente se dividiu, separando católicos e muçulmanos, cada um em seu próprio território numa disputa que durou anos.


Como era de se esperar, o palco dos acontecimentos é o mundo islâmico, e a expectativa é de que tudo isso traga enfim a tão sonhada “paz mundial”. As mudanças de governo não somente expressam um desconforto do mundo com alguns governos ditatoriais da atualidade, mas também uma insatisfação ou mesmo decepção com o homem, como um ser incapaz de lidar com situações complexas e que vão além da capacidade meramente humana de resolvê- los, por terem um cerne essencialmente espiritual.

As águas se revoltam num mar bravio e ameaçador e a Igreja tranquilamente dorme no porão. Como no caso do profeta Jonas, ainda insistimos em levar tudo para o nível meramente diplomático e político, incapazes de ver a realidade espiritual e o momento dramático em que vivemos. Agora não é hora de dormir e os povos envolvidos sabem muito bem disso. O levante armado se torna cada vez mais ferrenho e barulhento. Infelizmente as armas humanas, apesar de poderosas e bem usadas, não podem vencer uma batalha que é espiritual em sua essência.

O mundo precisa da Igreja, como sempre precisou, mas nunca tão comprometida e engajada; nunca tão “na brecha” como agora. O Egito tomou a dianteira, mas outros estão na fila e chegando. Precisamos de olhos espirituais para ver mais longe.

Uma vez os discípulos perguntaram a Jesus quando seria o tempo em que Ele restauraria o Reino. A resposta sabemos de cor, pois aprendemos ainda na Escola Dominical, e enquanto esperamos a restauração do “nosso” reino; das nossas coisas e interesses, existe algo maior acontecendo. Você pode ver?

0 comentários:

Postar um comentário

Tab content 2 here
Tab content 2 here
Tab content 3 here
Tab content 3 here

AddThis

Bookmark and Share